Páginas

22 de fev. de 2012

Nos faltam palavras...

Estou cá matutando, aliás há um bocadinho de tempo, para encontrar em palavra (uma só) que signifique educação de berço, aquela que nossos pais nos ensinaram, aquela de base, que nos indicam o caminho de formação enquanto ser humano. Sem nenhuma relação com a educação escolar, de conteúdos. Alguém conhece?

Achei interessante ter no finlandês duas palavras diferentes para formação: kasvatus (formação enquanto pessoa, aquela relacionada a valores humanos) e koulutus (formação escolar).

Penso que a língua retrata os valores de uma cultura.

O que se quer com o Ensino Médio?

Penso que o ensino médio deveria ser uma ponte segura e clara para carreiras profissionais ou acadêmicas e não uma montanha de conteúdos sem nenhuma interação com o futuro profissional de cada aluno. Isso é tratar todos como uma manada. 

O ensino médio deveria ser voltado para o desenvolvimento de competências e potenciais de cada aluno, desde estudos vocacionais passando por adequações de conteúdos, para a melhor formação e integração satisfatória no campo profissional da pessoa.

Capacidades do cérebro humano

Engraçado que, fazendo um olhar mais distanciado sobre o exposto nessa reportagem, me reportei a tempos medievos e antigos em que a maioria das pessoas acreditavam em crendices, hoje absurdas. E hoje ainda continuamos valorizando crendices acima de coisas mais importantes para nosso próprio desenvolvimento enquanto ser humano, enquanto pessoa.


Leia aqui a reportagem: "Conheça quatro mitos sobre o funcionamento do cérebro humano"